Pular para o conteúdo principal

O que é bullying?

Imagem retirada do Google.
 No inicio da semana passada,  minha filha, me contou que duas colegas da escola onde estuda estavam fazendo brincadeiras de mau gosto e falando de maneira pejorativa da sua aparência física. Para não serem punidas pela escola, estavam fazendo tais brincadeiras  dentro do Transporte Escolar.
Fiquei preocupada e busquei orientá-la para sair desta situação. 
Minha primeira atitude foi de conversar muito com ela e tentar extrair o máximo de informações sobre o fato ocorrido.
Constatei que realmente se tratava de Bullying. Entrei em contato com os responsáveis pelo Escolar com o intuito de consegui ajuda para tentar resolver este problema. Foi confirmada por eles, a atitude negativa das alunas, e prontamente me garantiram que conversariam com os pais delas. Segundo minha filha, elas não estão mais fazendo tais brincadeiras. Espero que esta história tenha acabado aqui. 




Imagem retirada do Google.




Por isso busquei na Internet várias informações sobre o tema e encontrei no site da Nova Escola um artigo que continha a seguinte definição:




"Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato."

E era exatamente assim que percebi que minha pequena estava se sentindo. 

E seguindo no texto...

"De acordo com a especialista Cléo Fante, é uma das formas de violência que mais cresce no mundo e acrescenta que o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famílias, vizinhança e locais de trabalho. O que, à primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa.
Além de um possível isolamento ou queda do rendimento escolar, crianças e adolescentes que passam por humilhações racistas, difamatórias ou separatistas podesm apresentar doenças psicossomáticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traços da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por soluções trágicas, como o suicídio."
No site tem mais informações que pode ajudar pais e educadores a lidar com este tema tão desagradável e perigoso para as nossas crianças. 


Fonte: Revista Nova Escola
http://revistaescola.abril.com.br/crianca-e adolescente/comportamento/bullying-escola-494973.shtm

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A resolução Seplag nº 107 de 14 de dezembro de 2012 na integra

No ato da designação, o candidato a que se refere o §1º deverá apresentar declaração assinada, conforme modelo que consta no ANEXO I da Resolução SEPLAG nº 107 de 14 de dezembro de 2012. RESOLUÇÃO SEPLAG Nº 107 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012 . "Autoriza, nos termos do § 2º do art. 5º do Decreto nº. 44.638/2007, que os exames médicos admissionais dos candidatos à designação para função pública nas escolas estaduais, nos termos do art . 10 da Lei nº . 10.254/1990, que não tenham se afastado para tratamento de saúde por período superior a quinze dias, consecutivos ou não, nos trezentos e sessenta e cinco dias anteriores à assinatura do novo contrato, seja realizado por profissionais não pertencentes à Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional desta Secretaria . A SECRETáRIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições conferidas pelo §1º do art . 93 da Constituição do Estado de Minas Gerais, e considerando o disposto ...

Autismo: características, atenção e comportamento

Fonte: nas imagens retiradas do Facebook/ sindromedeasperger-autismo

RESOLUÇÃO 2253 - Designações 2013 SEE MG

Esta resolução na integra foi publicada no site do IOF em 9 de janeiro de 2013 e estanelece normas para a organização do Quadro de Pessoal das Escolas Estaduais e a designação para o exercício de função pública na rede estadual de educação básica . Segue abaixo trecho da resolução sobre as designações para o ano de 2013. "DA DESiGNAÇÃO Art .41 Não haverá abertura de inscrição para candidatos à designação na rede estadual de ensino em 2013, prevalecendo a listagem que vigorou em 2011 e 2012 . Art .42 Onde houver necessidade de designação, esta será processada observada a seguinte ordem de prioridade: I - candidato habilitado, concursado para o município ou SRE e ainda não nomeado, obedecida a ordem de classificação no concurso; ii - candidato habilitado, concursado para outro município ou outra SRE e ainda não nomeado, obedecido o número de pontos obtidos no concurso, promovendo-se o desempate pela idade maior; iii - professor designado habilitado e servidore...