Pular para o conteúdo principal

Autismo X Escrita






Encontrei este texto na Internet e achei muito interessante. Leia

O que você precisa?
Um computador e teclado
Paciência
Um plano de aula

Instruções

1
Faça uma agenda diária para seguir. Crianças com autismo aprendem melhor com uma rotina. Quando estiver elaborando a agenda, inclua intervalos durante o dia para que os estudantes façam uma pausa. Focar em assuntos diferentes e praticar comportamentos não-autistas é um trabalho difícil e pode ser cansativo mental e fisicamente.

2
Ensine o vocabulário aos alunos. Muitas crianças autistas são aprendizes visuais e acham mais fácil aprender os substantivos. Para construir um vocabulário para ler e escrever com um estudante autista use cartões com fotos. Certifique-se de que a palavra e a imagem estão no mesmo lado da página, o aluno não deve adivinhar a resposta, mas aprender a associar a imagem com a palavra escrita.

3
Dê instruções curtas. Alunos autistas têm dificuldade em lembrar instruções verbais muito longas. Quaisquer tarefas com mais de três passos deve ser escrita para que ele possa consultá-las.

4
Utilize fixações como motivações para aprender. Ao invés de ver as fixações do aluno como uma barreira a ser superada, use-as dentro do plano de aula. Se um estudante gosta de barcos, por exemplo, peça que ele escreva uma história sobre barcos durante a aula.

5
Comece as aulas de escrita no computador. Habilidades motoras podem ser um desafio para alunos autistas, e a frustração pode deixar o aprendizado mais difícil. Utilizar computadores pode ser útil ao ensinar autistas a escrever porque digitar geralmente é mais fácil do que escrever à mão para eles. Comece com mais tempo no computador primeiro, pontuando o plano de aula com alguns momentos de escrita à mão para manter o aluno motivado.

6
Use discussões para induzir a escrita. Verbalize a estrutura da frase com o aluno primeiro, para que seu pensamento esteja bastante claro antes de tentar escrever. Algumas crianças podem precisar que você escreva a frase para que eles copiem primeiro, antes de estarem prontos pra escreverem sozinhos. Levará algum tempo para que eles escrevam seus próprios pensamentos, muita prática será necessária.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESOLUÇÃO 2253 - Designações 2013 SEE MG

Esta resolução na integra foi publicada no site do IOF em 9 de janeiro de 2013 e estanelece normas para a organização do Quadro de Pessoal das Escolas Estaduais e a designação para o exercício de função pública na rede estadual de educação básica . Segue abaixo trecho da resolução sobre as designações para o ano de 2013. "DA DESiGNAÇÃO Art .41 Não haverá abertura de inscrição para candidatos à designação na rede estadual de ensino em 2013, prevalecendo a listagem que vigorou em 2011 e 2012 . Art .42 Onde houver necessidade de designação, esta será processada observada a seguinte ordem de prioridade: I - candidato habilitado, concursado para o município ou SRE e ainda não nomeado, obedecida a ordem de classificação no concurso; ii - candidato habilitado, concursado para outro município ou outra SRE e ainda não nomeado, obedecido o número de pontos obtidos no concurso, promovendo-se o desempate pela idade maior; iii - professor designado habilitado e servidore...

Os Três Porquinhos e o Lobo Mau em E.V.A

Alfabeto

A O A  ESTÁ  NA  ABELHA NA  ALINE  E  NO  ADÃO NO ABACATE  E  NA  AMORA NO  AMIGO  E  NO  AVIÃO. B O  B  ESTÁ  NA  BOLA NA  BONECA  DA  BIANCA NA  BATATA   E  NA  BANANA NA  BALEIA   E   NA   BALANÇA. C O  C  ESTÁ  NO  COELHO NO  CABELO   DA   CAMILA NO CACHORRO  E  NO  CAMELO NO  CABIDE  E  NA  CAMISA. D O D  ESTÁ  NO  DINOSSAURO NO  DEDINHO  E   NO   DEDAL NA  DALILA  E  NO  DANILO NO  DOCINHO  E  NO  DEGRAU. E O  E  ESTÁ  NO  ELEFANTE NA  ESCADA  DA  ESCOLA NA  ESTRELA   E   NA  ESCOVA NO  ESPELHO  E  NA  ESTANTE. F O   F   ESTÁ   NA ...