Tema: “Fraternidade e a vida no planeta” e o lema “A criação geme como em dores de parto”.
A Campanha da fraternidade deste ano nos convida a cuidar do meio ambiente, ou seja, cuidar da vida do planeta terra. De acordo com o padre Luiz Carlos Dias, secretário Executivo da Campanha da Fraternidade, o objetivo da campanha é de contribuir para a conscientização das comunidades cristãs e pessoas de boa vontade sobre a gravidade do aquecimento global e das mudanças climáticas, e motivá-las a participarem dos debates e ações que visam enfrentar o problema e preservar as condições de vida no planeta.
Como cristãos, devemos zelar pela maior obra de Deus, a natureza. E como pais e educadores, dar bons exemplos de cidadania e respeito à natureza e a vida.
A mudança de hábito deve ocorrer na simplicidade dos nossos atos. Por exemplo, aos chupar uma bala jamais jogar o papel no chão. Sempre o guarde no bolso, na bolsa ou segure-o na mão até encontrar um lugar adequado para descartá-lo, ou seja, uma lixeira. Parece difícil, mas quando se faz o hábito tudo fica fácil.
Este é um momento de cada ser humano refletir a respeito de sua conduta ecológica, e o que isto tem a ver com os problemas das mudanças climáticas. As toneladas de lixos que produzimos diariamente em nossos lares, o esgoto dispensado nos rios e lagos, os banhos demorados, as lâmpadas esquecidas acesas contribuem para este desequilíbrio climático. Para amenizar os estragos e os prejuízos causados ao meio ambiente, é nosso dever como cristãos e cidadãos, reciclar, reaproveitar e reduzir o desperdiço e o lixo produzido por cada um de nós.
Já sabemos as causas e melhor ainda o que é possível de se fazer para a mudança. Acreditarem coleta seletiva do lixo, fabricar e adquirir produtos mais duráveis e diminuir a quantidade de produtos descartáveis é o melhor que temos a fazer para salvar a vida do planeta Terra.
Todas as imagens foram retiradas do Google na internet.
O Planeta é a nossa casa. |
Comentários