Pular para o conteúdo principal

Entendendo a Dislexia

Fonte imagem: http://guiadobebe.uol.com.br/a-dislexia-uma-abordagem-para-os-familiares/

"O que é a Dislexia?
A Dislexia caracteriza-se por problemas na leitura. Quando a pessoa lê, ela pode não entender bem os códigos da escrita. A leitura pode ser lenta, silabada e a pessoa pode ter dificuldades em reconhecer até mesmo as palavras mais familiares. A pessoa tem inteligência normal e condições adequadas no seu meio assim como no ensino, não apresenta doenças neurológicas ou psiquiátricas e não tem alterações significativas auditivas e visuais;

A dislexia é uma doença?
A dislexia não é considerada uma doença. As pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos linguísticos relacionados com leitura. O disléxico tem dificuldade em associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal. É uma dificuldade de linguagem inesperada, pois não está relacionada com problemas visuais, auditivos, lesões neurológicas, atraso, problemas psicológicos e sócio culturais.
Portanto, alterações visuais, auditivas e Deficiência Intelectual devem ser descartadas!!!
A dislexia é um transtorno de linguagem e não de inteligência;

Toda pessoa disléxica tem sempre problemas na leitura?
O que caracteriza a dislexia é a dificuldade para descodificar os símbolos escritos e reconhecer imediatamente as palavras, tendo como consequência dificuldades na compreensão dos textos;

Com que idade pode ser feito um diagnóstico de dislexia e quais os profissionais que fazem esse diagnóstico?
Podemos suspeitar a presença da dislexia desde cedo, principalmente na época da alfabetização, quando a leitura e escrita são formalmente apresentadas à criança. Um diagnóstico mais preciso é feito a partir do 2º ano, após dois anos de aprendizagem da leitura. Mas havendo sinais de dificuldades nas áreas de linguagem, um atendimento adequado deve ser iniciado antes mesmo da alfabetização. Os profissionais deverão ser um Psicopedagogo Clínico e um fono. Quando necessário, podem ser solicitados exames complementares (neurológico, neuropsicológico, processamento auditivo central, neuroftalmológico);

Existem sintomas antes da idade escolar?
Alguns sintomas podem ser observados desde cedo, como dificuldades para se expressar oralmente, dificuldades em identificar rimas e sons nas palavras, compreender o que é falado, dificuldades na orientação de espaço e tempo;

Quais são os direitos de um aluno disléxico perante a lei?
Todas as crianças tem o direito fundamental á educação. O Decreto-Lei n.º 3/2008 vem enquadrar as respostas educativas a desenvolver no âmbito da adequação do processo educativo às necessidades educativas especiais dos alunos com limitações significativas ao nível da atividade e participação, num ou vários domínios da vida, decorrentes de alterações funcionais e estruturais de permanente e das quais resultam dificuldades continuadas ao nível da comunicação, da aprendizagem, da mobilidade, da autonomia, do relacionamento interpessoal e da participação social;

A dislexia pode ser encontrada também no adulto?
A dislexia é um transtorno de linguagem que perdura ao longo da vida, nasce-se disléxico. Mediante um grande esforço, os adultos podem ter aprendido a conviver com suas dificuldades, e se tiverem feito um tratamento adequado, terão desenvolvido estratégias que compensarão estas dificuldades, facilitando-lhes a vida acadêmica;

Como pode uma pessoa com dislexia enfrentar a vida acadêmica?
A intervenção terapêutica adequada para o desenvolvimento de estratégias de leitura, realizadas com a ajuda do Terapeuta da Fala especializado e um Psicopedagogo Clínico, são essenciais para o êxito da aprendizagem.
A família tem um papel de grande importância, assim como a escola. Ambos devem conhecer as características do disléxico, respeitando os seus limites e valorizando muito seu potencial;

A criança disléxica pode frequentar uma escola normal?A criança disléxica deve frequentar a escola regular. É importante que a equipe escolar conheça os aspectos característicos da dislexia, o funcionamento leitor do disléxico e esteja pronta e disponível para atender estas necessidades especiais. 

E uma escola bilíngue?
A escola bilíngue não é indicada para uma criança com dificuldades de linguagem, pois ela deverá lidar com vários idiomas simultaneamente, com diferentes estruturas fonéticas e gramaticais, o que tornará mais complexa a aprendizagem da língua escrita;

Como identificar a diferença entre uma criança má alfabetizada ou com dificuldades na aprendizagem e uma criança disléxica?
1. A criança má alfabetizada consegue vencer suas dificuldades, até ficarem totalmente superadas.
2. A criança disléxica tem sinais que a acompanharão por toda a vida. Há possibilidade de realizar este diagnóstico diferencial utilizando-se avaliações específicas;

A dislexia é hereditária?
A dislexia de desenvolvimento, aquela que nasce conosco, com frequência aparece em outros casos familiares. As causas genéticas e distúrbios neuroquímicos estão sendo estudadas pelas ciências neurocognitivas;

A dislexia pode ser adquirida?
Se uma pessoa tiver um traumatismo craniano, doenças neurológicas graves ou problemas emocionais severos, ela poderá apresentar um grande transtorno na sua aprendizagem e consequentemente na leitura, mas com causa evidente.
É uma dislexia com história clínica diferente da dislexia de desenvolvimento, que nasce com a pessoa e sem motivo aparente."


FONTE DO TEXTO: http://www.appdae.net/pfdislexia.html

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESOLUÇÃO 2253 - Designações 2013 SEE MG

Esta resolução na integra foi publicada no site do IOF em 9 de janeiro de 2013 e estanelece normas para a organização do Quadro de Pessoal das Escolas Estaduais e a designação para o exercício de função pública na rede estadual de educação básica . Segue abaixo trecho da resolução sobre as designações para o ano de 2013. "DA DESiGNAÇÃO Art .41 Não haverá abertura de inscrição para candidatos à designação na rede estadual de ensino em 2013, prevalecendo a listagem que vigorou em 2011 e 2012 . Art .42 Onde houver necessidade de designação, esta será processada observada a seguinte ordem de prioridade: I - candidato habilitado, concursado para o município ou SRE e ainda não nomeado, obedecida a ordem de classificação no concurso; ii - candidato habilitado, concursado para outro município ou outra SRE e ainda não nomeado, obedecido o número de pontos obtidos no concurso, promovendo-se o desempate pela idade maior; iii - professor designado habilitado e servidore...

Os Três Porquinhos e o Lobo Mau em E.V.A

Alfabeto

A O A  ESTÁ  NA  ABELHA NA  ALINE  E  NO  ADÃO NO ABACATE  E  NA  AMORA NO  AMIGO  E  NO  AVIÃO. B O  B  ESTÁ  NA  BOLA NA  BONECA  DA  BIANCA NA  BATATA   E  NA  BANANA NA  BALEIA   E   NA   BALANÇA. C O  C  ESTÁ  NO  COELHO NO  CABELO   DA   CAMILA NO CACHORRO  E  NO  CAMELO NO  CABIDE  E  NA  CAMISA. D O D  ESTÁ  NO  DINOSSAURO NO  DEDINHO  E   NO   DEDAL NA  DALILA  E  NO  DANILO NO  DOCINHO  E  NO  DEGRAU. E O  E  ESTÁ  NO  ELEFANTE NA  ESCADA  DA  ESCOLA NA  ESTRELA   E   NA  ESCOVA NO  ESPELHO  E  NA  ESTANTE. F O   F   ESTÁ   NA ...