Pular para o conteúdo principal

TRANSTORNO DESAFIADOR OPOSITANTE

"O transtorno desafiador opositante é definido como uma padrão decorrente de um comportamento negativista, desafiador, desobediente e hostil dirigida as figuras de autoridade que vai além de um simples desobediência de crianças.
Os sintomas costumam aparecer entre os 9 ou 10 anos onde o comportamento de oposição pode assumir diferentes formas desde a passividade e inatividade até a formas mais extremas ou seja, verbalizações negativas, insultos, hostilidade  e resistência a figuras de autoridades como pais e professores.
Os sintomas podem se manifestar em casa e na escola podendo, segundo alguns especialistas, atingir cerca de 16% dos adolescentes em idade escolar.
As causas são desconhecidas mas muitos pais colocam que, na infância, os filhos eram muitos rígidos com os irmãos explodiam com facilidade. Fatores psicológico, biológicos e sociais podem ter um caráter determinante no aparecimento destes transtorno.
O diagnóstico é baseado em um padrão de comportamento negativista, hostil e desafiador que  deve aparecer por pelo menos 6 meses, estando presente no mínimo quatros dos seguintes aspectos:
  • Acessos de raiva e birras;
  • Discute com adultos com frequência;
  • Desafia e se recusa a cumprir as exigências dos adultos;
  • É irritante em suas atitudes;
  • Culpa os outros por seus erros e mal comportamento;
  • Se aborrece com muita facilidade;
  • Tem uma raiva e ressentimento muito grande;
  • É rancoroso e vingativo.
Este transtorno de conduta causa prejuízo no funcionamento social, acadêmico e ocupacional. Estes episódios não ocorrem, exclusivamente, durante o curso de uma desordem psicótica ou um transtorno de humor, e sim, fazem parte do temperamento diário do indivíduo.
Conduto, para um diagnóstico preciso, temos que levar em conta três dimensões:
  • A incidência e prevalência dos comportamentos;
  • A duração;
  • A intensidade.
Na escola podemos lidar com estes alunos tentando:
  • Promover comportamentos positivos do tipo de seguir regras de classe previamente estabelecidas e criadas com a sua participação;
  • Ensinar habilidades sociais e emocionais, tais como a resolução de conflitos e resolução de problemas;
  • Para evitar a escalada da raiva e comportamentos impulsivos, mantenha a calma em suas crises com “cara de paisagem”, ou seja, fique quieto e só fale com ele quando ele se acalmar;
  • As regras devem ser definidas, colocadas na sala de aula e enviada uma cópia para os pais;
  • Recompense seus comportamentos positivos e faça dele um aliado e não um inimigo."
Texto retirado do site Atividadeparaeducaçãoespecial.com
Mais sobre este transtorno acesse o link: http://atividadeparaeducacaoespecial.com/inclusao-transtorno-desafiador-opositante/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESOLUÇÃO 2253 - Designações 2013 SEE MG

Esta resolução na integra foi publicada no site do IOF em 9 de janeiro de 2013 e estanelece normas para a organização do Quadro de Pessoal das Escolas Estaduais e a designação para o exercício de função pública na rede estadual de educação básica . Segue abaixo trecho da resolução sobre as designações para o ano de 2013. "DA DESiGNAÇÃO Art .41 Não haverá abertura de inscrição para candidatos à designação na rede estadual de ensino em 2013, prevalecendo a listagem que vigorou em 2011 e 2012 . Art .42 Onde houver necessidade de designação, esta será processada observada a seguinte ordem de prioridade: I - candidato habilitado, concursado para o município ou SRE e ainda não nomeado, obedecida a ordem de classificação no concurso; ii - candidato habilitado, concursado para outro município ou outra SRE e ainda não nomeado, obedecido o número de pontos obtidos no concurso, promovendo-se o desempate pela idade maior; iii - professor designado habilitado e servidore...

Os Três Porquinhos e o Lobo Mau em E.V.A

Alfabeto

A O A  ESTÁ  NA  ABELHA NA  ALINE  E  NO  ADÃO NO ABACATE  E  NA  AMORA NO  AMIGO  E  NO  AVIÃO. B O  B  ESTÁ  NA  BOLA NA  BONECA  DA  BIANCA NA  BATATA   E  NA  BANANA NA  BALEIA   E   NA   BALANÇA. C O  C  ESTÁ  NO  COELHO NO  CABELO   DA   CAMILA NO CACHORRO  E  NO  CAMELO NO  CABIDE  E  NA  CAMISA. D O D  ESTÁ  NO  DINOSSAURO NO  DEDINHO  E   NO   DEDAL NA  DALILA  E  NO  DANILO NO  DOCINHO  E  NO  DEGRAU. E O  E  ESTÁ  NO  ELEFANTE NA  ESCADA  DA  ESCOLA NA  ESTRELA   E   NA  ESCOVA NO  ESPELHO  E  NA  ESTANTE. F O   F   ESTÁ   NA ...