Pular para o conteúdo principal

TDAH



É classificado como um transtorno mental que começa na infância, antes dos 7 anos de idade e se caracteriza por três sintomas principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade.
O sintomas mais evidentes do TDAH  se apresentam como a desatenção, a hiperatividade e a impulsividade. E trazem um grande prejuízo para vida acadêmica e social da criança.

Segue abaixo uma seleção de sintomas e sugestões de como lidar com estes indivíduos na sala de aula.

"Os sintomas de hiperatividade englobam:
  • jogar com as mãos ou os pés ou se remexer na cadeira;
  • deixar o seu lugar quando o que se espera que fique sentado;
  • correr ou escalar em situações inadequadas;
  • têm dificuldade em jogar tranquilamente e respeitar regras durante os jogos;
  • muitas vezes fala muito;
  • ou age como se estivesse “a todo vapor”.
Os sintomas de impulsividade englobam:
  • o fato de  emitir respostas antes de terminar de ouvir a pergunta;
  • tem dificuldade para aguardar sua vez;
  • interrompe ou se intromete na conversa dos outros.
A intervenção educativa deve pretender alcançar o desenvolvimento máximo de suas competências, o equilíbrio pessoal mais harmonioso, o  bem-estar emocional e o estabelecimento de relações significativas.
Para diagnosticar o TDAH teos que estar atentos aos seguintes aspectos:
- Necessidade de movimento contínuo;
- Erros repetidos nas atividades escolares;por omissão ou adição de letras e palavras, substituição de uma palavra por outras;
- compreensão oral e escrita limitadas;
- rejeição a atividades que exijam esforço mental;
- inconsistência nas respostas das atividades escolares causando um desempenho escolar irregular (um dia responde certo e no outro não);
- desorganização das tarefas pela impulsividade e pelo fato de responder antes de escutar a pergunta;
- desempenho escolar menor do que o esperado para a sua capacidade aparente;
- em atividades de corrida pode apresentar movimentos irregulares, batem nas coisas com facilidade e são desorganizados.
Os alunos com TDAH necessitam de mudanças estruturais no ambiente educacional. Para ajudá-los devemos:
- Repetir os procedimentos com alguns padrões de freqüência, certificando-se que o aluno compreendeu o que foi solicitado;
- Tente agendar e realizar possíveis “rotinas” que permitam ele se sentir seguro como agendas e calendários;
- Tentar transmitir a importância de ter um horário de término das atividades intelectuais;
- Dar tarefas fragmentadas, em curtos períodos de tempo, para aqueles que apresentam problemas com o nível de atenção e de concentração;
- Utilizar pistas visuais para lembrar a seqüência de processos como adesivos de cor;
- Pedir para o aluno ajudar na organização da classe dando  a possibilidade de se movimentar de forma orientada e supervisionada;
- Encontrar um parceiro ordenada e atencioso com quem ele possa se conectar bem e agir como uma referência quando necessário;
Tenha em mente os seguintes aspectos:
- Pense na possibilidade de TDAH quando um aluno não executa alguma atividade no nível que aparentemente ele poderia fazer;
- Pense que, por vezes, o aluno não pode fazer as coisas melhor porque não pode e não porque não quer;
- Tente identificar o tipo predominante de inteligência do aluno e qual é o modelo aprendizagem que funciona melhor para você implementar medidas neste sentido;
- Tente encontrar os aspectos positivos do aluno e mostre para ele o seu valor;
- Encontrar um sinal “privado” entre você e o aluno para indicar que ele está se comportando de forma inadequada e isso tem que parar;
- Saliente sempre as atitudes corretas que ele teve e os seus progressos;
- Negocie com ele objetivos específicos, dando-lhe a chance de ganhar prêmios que possam motivá-lo;
- Permita que ele participe regularmente, em sala de aula, de atividades que você tenha certeza que ele pode se dar bem;
- Ao falar com ele tenha certeza de que ele está prestando a atenção;
- Use mensagens curtas, simples e diretas;
- Convide ele a refletir sobre o seu comportamento, as causas e consequências;
- Evite a punição, mas se eu tiver que chegar a uma, leve ele para outro lugar e de tempo para ele refletir sobre o seu comportamento;
- Evite colocá-lo em evidência a frente dos outros e recriminá-lo publicamente."

Estas informações foram retiradas do site http://atividadeparaeducacaoespecial.com/inclusao-tdah-na-escola/

Esta página é uma excelente fonte de pesquisa para nós professores da rede pública de ensino que estamos recebendo uma variedade de crianças com necessidades especiais e que não dispomos de formação acadêmica suficiente para lidar com as tantas características e comorbidades específicas de cada transtorno ou síndrome.  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RESOLUÇÃO 2253 - Designações 2013 SEE MG

Esta resolução na integra foi publicada no site do IOF em 9 de janeiro de 2013 e estanelece normas para a organização do Quadro de Pessoal das Escolas Estaduais e a designação para o exercício de função pública na rede estadual de educação básica . Segue abaixo trecho da resolução sobre as designações para o ano de 2013. "DA DESiGNAÇÃO Art .41 Não haverá abertura de inscrição para candidatos à designação na rede estadual de ensino em 2013, prevalecendo a listagem que vigorou em 2011 e 2012 . Art .42 Onde houver necessidade de designação, esta será processada observada a seguinte ordem de prioridade: I - candidato habilitado, concursado para o município ou SRE e ainda não nomeado, obedecida a ordem de classificação no concurso; ii - candidato habilitado, concursado para outro município ou outra SRE e ainda não nomeado, obedecido o número de pontos obtidos no concurso, promovendo-se o desempate pela idade maior; iii - professor designado habilitado e servidore...

Os Três Porquinhos e o Lobo Mau em E.V.A

Alfabeto

A O A  ESTÁ  NA  ABELHA NA  ALINE  E  NO  ADÃO NO ABACATE  E  NA  AMORA NO  AMIGO  E  NO  AVIÃO. B O  B  ESTÁ  NA  BOLA NA  BONECA  DA  BIANCA NA  BATATA   E  NA  BANANA NA  BALEIA   E   NA   BALANÇA. C O  C  ESTÁ  NO  COELHO NO  CABELO   DA   CAMILA NO CACHORRO  E  NO  CAMELO NO  CABIDE  E  NA  CAMISA. D O D  ESTÁ  NO  DINOSSAURO NO  DEDINHO  E   NO   DEDAL NA  DALILA  E  NO  DANILO NO  DOCINHO  E  NO  DEGRAU. E O  E  ESTÁ  NO  ELEFANTE NA  ESCADA  DA  ESCOLA NA  ESTRELA   E   NA  ESCOVA NO  ESPELHO  E  NA  ESTANTE. F O   F   ESTÁ   NA ...