Pular para o conteúdo principal

DICAS PARA O DIA A DIA DA CRIANÇA AUTISTA


"Este texto foi encontrado na página do Facebook"
 Síndrome de Asperger - Autismo infantil.

 1. Trabalhe a independência do seu filho

Incentive-o a vestir-se sozinho. Uma técnica muito utilizada é começar a deixar apenas o último passo para ele. Se estiver a ensinar a vestir uma camisola, coloque tudo e deixe apenas que ele puxe para passar a cabeça; se forem umas calças, coloque as pernas e deixe que ele as puxe até a cintura. Assim ele entenderá que a ação era vestir a peça. Vá retrocedendo em pequenos passos até que ele execute a ação de forma inteiramente independente.
Incentive-o também, da mesma forma, a servir-se, comer, beber e assim por diante.
Elogie tranquilamente cada pequeno avanço. Não fale mais que o necessário e evite irritar-se com pequenos retrocessos. Estará a cumprir um papel muito importante para o seu filho.

2. Estabeleça rotinas que facilitem a organização de seu filho

A criança autista tem uma tendência muito grande a fixar-se em rotinas. Pode utilizar isso a favor da tranquilidade da mesma. Por exemplo, para organizar uma boa noite de sono, em horários pré-fixados, dê o jantar, o banho, vista o pijama, coloque-a na cama e baixe a luz. A ordem pode ser esta ou alguma outra um pouco diferente, de acordo com sua preferência.
Tente fazer disto uma forma natural de encerrar o dia de seu filho, e não um ponto de atrito entre membros da família.

3. Ensine o seu filho a quebrar rotinas

Faça pequenas mudanças na vida diária, no inicio uma de cada vez. Mude o lugar do seu filho à mesa, tente variar a comida, colocar a TV num canal que não seja o preferido dele, mude o caminho de ir para a escola. As rotinas não são imutáveis, e é melhor que seu filho aprenda isto desde cedo.
Você pode achar paradoxal, mas ao mesmo tempo que a rotina é importante, é importante também aprender a aceitar mudanças.

4. Frequente locais públicos com seu filho

Se seu filho for pequeno, dê prerência a parques públicos onde ele possa brincar em atividades necessárias para qualquer criança - principalmente para ele -, como escorregar, balançar-se, pendurar-se, etc.
Se ele for maior, faça caminhadas em parques, será muito bom tanto para si quanto para ele.
É importante frequentar locais públicos com seu filho, mesmo porque algumas vezes isto é inevitável.
Se você tiver oportunidade de organizar-se neste sentido, depois de algum tempo vai perceber que realmente valeu a pena

Fonte: http://www.descobreaterapiadafala.blogspot.com.br/search/label/Autismo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A resolução Seplag nº 107 de 14 de dezembro de 2012 na integra

No ato da designação, o candidato a que se refere o §1º deverá apresentar declaração assinada, conforme modelo que consta no ANEXO I da Resolução SEPLAG nº 107 de 14 de dezembro de 2012. RESOLUÇÃO SEPLAG Nº 107 DE 14 DE DEZEMBRO DE 2012 . "Autoriza, nos termos do § 2º do art. 5º do Decreto nº. 44.638/2007, que os exames médicos admissionais dos candidatos à designação para função pública nas escolas estaduais, nos termos do art . 10 da Lei nº . 10.254/1990, que não tenham se afastado para tratamento de saúde por período superior a quinze dias, consecutivos ou não, nos trezentos e sessenta e cinco dias anteriores à assinatura do novo contrato, seja realizado por profissionais não pertencentes à Superintendência Central de Perícia Médica e Saúde Ocupacional desta Secretaria . A SECRETáRIA DE ESTADO DE PLANEJAMENTO E GESTÃO, no uso das atribuições conferidas pelo §1º do art . 93 da Constituição do Estado de Minas Gerais, e considerando o disposto ...

Alfabeto

A O A  ESTÁ  NA  ABELHA NA  ALINE  E  NO  ADÃO NO ABACATE  E  NA  AMORA NO  AMIGO  E  NO  AVIÃO. B O  B  ESTÁ  NA  BOLA NA  BONECA  DA  BIANCA NA  BATATA   E  NA  BANANA NA  BALEIA   E   NA   BALANÇA. C O  C  ESTÁ  NO  COELHO NO  CABELO   DA   CAMILA NO CACHORRO  E  NO  CAMELO NO  CABIDE  E  NA  CAMISA. D O D  ESTÁ  NO  DINOSSAURO NO  DEDINHO  E   NO   DEDAL NA  DALILA  E  NO  DANILO NO  DOCINHO  E  NO  DEGRAU. E O  E  ESTÁ  NO  ELEFANTE NA  ESCADA  DA  ESCOLA NA  ESTRELA   E   NA  ESCOVA NO  ESPELHO  E  NA  ESTANTE. F O   F   ESTÁ   NA ...

Entendendo a Dislexia

Fonte imagem: http://guiadobebe.uol.com.br/a-dislexia-uma-abordagem-para-os-familiares/ "O que é a Dislexia? A Dislexia caracteriza-se por problemas na leitura. Quando a pessoa lê, ela pode não entender bem os códigos da escrita. A leitura pode ser lenta, silabada e a pessoa pode ter dificuldades em reconhecer até mesmo as palavras mais familiares. A pessoa tem inteligência normal e condições adequadas no seu meio assim como no ensino, não apresenta doenças neurológicas ou psiquiátricas e não tem alterações significativas auditivas e visuais; A dislexia é uma doença? A dislexia não é considerada uma doença. As pessoas com dislexia apresentam um funcionamento peculiar do cérebro para os processamentos linguísticos relacionados com leitura. O disléxico tem dificuldade em associar o símbolo gráfico, as letras, com o som que elas representam, e organizá-los, mentalmente, numa sequência temporal. É uma dificuldade de linguagem inesperada, pois não está relacionada com problemas vi...